CURRENT LOCALE pt-pt

1
Carrinho de compras
2
Seus dados
3
Confirmação
4.7 de 2000 avaliações
4.7 de 2000 avaliações
  • Encomendado até às 18:00, enviado hoje
  • 30 dias para devolução
  • Pagamento Seguro
  • Entrega grátis a partir de 100 euros
Tipos de madeira e aplicações 22 set.

A diferença entre madeira dura e madeira macia

Voltar à visão geral

Madeira Dura e Madeira Macia

Muitas pessoas pensarão que madeira dura e madeira macia são nomes coletivos para madeiras que são mais duras ou mais macias ao toque. No entanto, isto não é inteiramente verdade. De fato, os grupos estão divididos de acordo com o seu método de reprodução. As madeiras duras provêm de árvores que se reproduzem com sementes que são protegidas ou embainhadas - pense, por exemplo, em maçãs ou nozes. A madeira macia não tem isto, nestas árvores as sementes são espalhadas "nuas", ou seja, sem estarem envolvidas em uma fruta, por exemplo. É por essa divisão que as madeiras são popularmente nomeadas.

Madeira Dura

A madeira dura se reproduz de uma forma diferente. No processo, as árvores também crescem mais lentamente, aumentando a sua densidade. Devido a esta densidade, é comum que a madeira dura seja pesada, forte e dura. Daí o nome madeira dura. No entanto, isto não significa que seja sempre o caso; ainda varia de um tipo de madeira para outro. A madeira de Balsa, por exemplo, é uma das espécies de madeira mais macia que existe, mas cai oficialmente debaixo da categoria madeira dura! Também nem todas as espécies de madeira dura são pesadas, veja-se, por exemplo, a madeira de cedro vermelho. A madeira dura é especialmente popular para a construção de terraços e coberturas.

Madeira Macia

Madeira macia pode não ser um termo com a mesma frequência com que se depara a madeira dura. No entanto, é incrivelmente utilizado na Europa. A maior parte da madeira macia provém de árvores como o abeto e o pinheiro. O tipo de madeira é muito popular para abrigos de jardim e outras construções, por exemplo. Os tipos de madeira macia comumente utilizados são o abeto Larício Douglas e o pinheiro. Em muitos casos, a madeira macia é de cor clara, mas isto também varia por espécie de madeira.

Cuidados com Madeira Dura e Madeira Macia

Para que a madeira dure o máximo de tempo possível, é importante tratá-la com os produtos certos. Existem tipos especiais de vernizes, protetores e tintas para o fazer. Para madeira dura, existe um verniz especial de madeira dura. Este verniz embebe na madeira e preserva a sua estrutura e cor originais. O verniz de madeira dura evita o apodrecimento e abranda ou mesmo pára o processo de envelhecimento.

Para madeira macia, é mais comum o uso de protetores e/ou tinta. Estes evitam que a humidade se impregne na sua madeira e cause danos. Também assegura a retenção da cor. No entanto, para um efeito natural máximo, existe também um belo verniz de madeira macia. Para além de produtos de cuidado incolores e transparentes, há também protetores e tintas em cores bonitas. Assim, protege a sua madeira e decora ao mesmo tempo! Consulte a nossa linha de produtos para as muitas soluções!

Produtos que se enquadram neste blogue